Conexão Artes Visuais MinC / Funarte / Petrobras


Lotes Vagos em Fortaleza - 2008

O projeto Lotes Vagos teve início em 2005, em Belo Horizonte. Em 2008 está sendo realizado em Fortaleza. Nesse blog vamos apresentar o processo de nosso trabalho nessa cidade, durante o mês de março. As etapas de todo o processo são:
1-percursos pela cidade e mapeamento;
2-encontro com proprietários de lotes para negociar seu empréstimo;
3-encontro com pessoas que queiram desenvolver ocupações nos lotes;
4-desenvolvimento de idéias e projetos para ocupação e uso dos lotes e
5-execução e implantação desses projetos. Desejamos que haja uma continuidade e permanência dos projetos nos lotes, até que o proprietário solicite sua devolução.

Acrescentamos nesse blog uma sessão intitulada Diário em Fortaleza, onde damos a programação, notícias ou eventos do dia.

segunda-feira, 17 de março de 2008

work in progress
ei Louise,
os dois últimos dias foram bastante corridos. Fizemos diversas reuniões com grupos de artistas, arquitetos, comunidades, e pessoas interessadas que ouviram ou leram sobre o projeto na rádio ou jornal. Todos querem trabalhar nos lotes e fizemos diversas especulações sobre o que poderá ser feito, para em breve tomarmos as decisões. Eis aí algumas propostas de ações que surgiram desses encontros:

LOTE 03
Esse lote fica numa parte bem chic da cidade. Encontrei ontem com um cara que faz um trabalho em cidades chamado URBICAMA = colchonete + travesseiro + uma pessoa dormindo. Propôs então o urbicama para um lote, e alguém para dormir lá durante o período de empréstimo que será de 15 dias. Conheci um morador de rua que topa habitar e dormir por lá.
Algumas considerações: isso será polêmico - um lote de propriedade privada e um sem-terra. Vamos inserir uma lona colorida, laranja ou azul. Me lembra a máxima da filosofia moral de Jankelévitch = "sou defensor de seus direitos mas não sou guardião de seus deveres"...
Pode ser um trabalho inaugural, ai as coisas começam a se movimentar.

LOTE 04
Esse está todo murado e é enorme. A proposta foi de fazer uns vazadores, buracos redondos no muro, com manilhas que cortam o lote. Isso poderia ficar legal, mas terá um resultado bastante abstrato...
outras idéias:
Esse cara quer fazer também um banheiro publico...podemos alugar um banheiro químico ou arrumar uns vasos sanitários e espalhar pelo lote...
Tem uma turma que quer fazer uma performance, já feita anteriormente em outro local, chamada Solitaire...pode ser bonito...
Continua para decidirmos...

LOTE 05
Esse está no loteamento das dunas e tem várias propostas: 1- instalar um monte de birutas indicando a dinâmica do solo. 2- fazer uma pista para bicicletas - estou estudando para ver se rola bicicross ou montain bike...um dia de bicicletas brancas. 3-picnic (= um mega rolo de tecido cortando a paisagem....) 4- um dia andando a cavalo - tem uma pessoa que possui um cavalo. Seria bem poético.
Então, vamos ainda decidir...

LOTE 06
O lote é confinado, é aquele galpão. Estamos pensando em quebrar as paredes para abrir o lote. As propostas foram as seguintes: oficinas com a comunidade para a terceira idade: uma de grafite e outra de pintura de marinas (essa pode ser bem bonita).
Tem também uma festa tipo delirium ambulatorium, que começa no lote e sai pela região da draga...por ali tem um cemitério de navios...e a turma que mora lá registrando...pode ser bem bonito.

LOTE 07
Esse lote ainda tenho que fechar com o proprietário. Fica numa favela, numa situação bacana que é uma espécie de pátio central dela. As pessoas têm interesse em transformar o local em área de lazer. Propomos uma quadra de futebol; estamos conseguindo doações de 10 mesas feitas de carrilhões de fios + 10 pequenas churrasqueiras + 10 árvores para sombrear. Essa área está associada a uma pizzaria que já esta adentrando no lote. Por fim, terá um espaço para cultivos com mudas doadas pela prefeitura. Acho que a prefeitura vai aplainar o lote também....esse projeto pode se desdobrar na permanência das ações, transformação do cotidiano.

Para os demais lotes não temos propostas específicas, mas algumas sugestões:

1-fazer um estacionamento de gente, isso é, um redário para as pessoas descansarem. Tem um pessoal aqui que colocava umas espreguiçadeiras numa praça do centro e fazia o maior sucesso, Vou tentar um lote por lá...já conversei com eles. Então pode ser redes + espreguiçadeiras + uns filtros d'água para refrescar ou água de coco.
2-subdividir um lote e colocar o valor de cada pedaço...
3-tem um pessoal da música que está a fim de fazer um show...
4-tem o pessoal do vídeo que também esta para pensar algo...
5-tem um cara que era da Base e está matutando, conversaremos no início da semana.
6-tem outro que tem uma proposta de colchão-habitação que pode circular em alguns lotes, cada dia em um.
7- e tem a moça do lote biblioteca, que ocorrerá só na última semana de março. Ela tem um lote e gostaria de realizar uma biblioteca. Trabalharemos com caixotes, livros emprestados e doados, enfim, daremos o início a um processo de implantação da biblioteca coletiva. Lembro-me do espaço do Garrido, sob o viaduto do Bixiga, em SP.
8- tem a possibilidade de um lote em outra favela onde os artesãos querem fazer uma feira. Fui lá e já pensamos numa cobertura de banner. Tem um cara por lá que faz isso com banner reciclado e estruturas de caixotes...pode ser bacana, mas ainda tenho que ver com o proprietário.
9-tem um poeta também que quer fazer uma ZPL (zona poética libertária). Poderia fazer isso na festa da draga.
9-apareceu mais um lote ontem, veio de uma moça que me escutou na rádio. Não é exatamente um lote, mas sim uma faixa larga de terreno, provavelmente da prefeitura. Ela quer fazer um jardim, e está pensando em articular com a diretora da escola para a manutenção e cuidados posteriores. Quer fazer um jardim de cactus.

bem, é mais ou menos isso por enquanto - semana que vem a todo vapor...
beijos, Breno

Um comentário:

Paula Costa disse...

Olá,

Fiquei encantada com o projeto :)) Existe algum projeto para que ele aconteça novamente? Eu sou estudante de Artes Visuais pela UFMG e tenho muito interesse nesse sentido de apropriação e de reforma baldia. Penso até em desenvolver um projeto bem nessa temática. Podemos conversar? Parabéns pela iniciativa incrível!!!